Nos emite 100 milhões de euros em linha de financiamento sustentável

Nos emite 100 milhões de euros em linha de financiamento sustentável

A Nos vai realizar a primeira emissão de uma linha de financiamento sustentável de um operador de telecomunicações em Portugal, informou a empresa liderada por Miguel Almeida (na foto) em comunicado à CMVM.

A linha de papel comercial será emitida pelo BBVA, num montante de 100 milhões de euros e com maturidade em 2026.

Com esta operação, “a Nos liga de forma tangível uma parte do seu custo de financiamento ao seu desempenho ao nível da sustentabilidade, reforçando e demonstrando a sua relevância estratégica e o compromisso, a todos os níveis da organização, em atingir metas ‘best in class’ em indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance)”, sublinha.

A Nos refere também que “mantém o seu custo médio da dívida em patamares muito atrativos face às suas congéneres nacionais e europeias, como o demonstra o custo médio da dívida de 1,2% reportado para os primeiros nove meses de 2020”.

A Nos apresenta, ainda, um rácio de endividamento de dívida financeira líquida/EBITDA após leasings de 1,4x, “um valor bastante abaixo das outras empresas do setor das telecomunicações, o que demonstra a solidez ímpar do seu balanço consolidado”.

Segundo a operadora, os termos acordados incluem uma componente relativa ao desempenho e classificação ESG da Nos, certificada pela VigeoEiris.

“Esta pontuação classifica a Nos como a 5ª melhor empresa de telecomunicações na Europa, entre 41 empresas do setor avaliadas. A Nos foi classificada com o nível de ‘Advanced’, obtendo uma pontuação de 60 em 100”.

A avaliação da VigeoEiris incide em seis dimensões: comportamento da empresa, direitos humanos, ambiente, envolvimento com a comunidade, governo da sociedade e recursos humanos.

“A pontuação atribuída à Nos aumentou 50% desde a última avaliação, realizada em 2018, principalmente na dimensão Ambiente, reflexo de um conjunto de boas práticas e iniciativas implementadas transversalmente em todas as áreas da Empresa ao longo dos últimos anos”, remata.