Freguesia de Alvares acolhe área integrada de gestão de paisagem

Freguesia de Alvares acolhe área integrada de gestão de paisagem

Integrada no Programa de Transformação da Paisagem, a Área Integrada de Gestão de Paisagem (AIGP) abrange, nesta primeira fase, mais de mil hectares da freguesia de Alvares, concelho de Góis.

Este projeto, que visa promover a sustentabilidade ambiental, económica e social e a segurança das populações, envolve os Proprietários e Associação de Produtores, Autarquia,Indústria, Academia e Associações Ambientais.

De acordo com um comunicado da Celpa, a intervenção a realizar irá enquadrar os três pilares da sustentabilidade – ambiental, económico e social – numa dinâmica que, partindo dos espaços rurais que dominam a paisagem, envolve as pessoas e o desenvolvimento das comunidades locais. Simultaneamente, promoverá o ordenamento da paisagem, a implementação de medidas de proteção de pessoas e bens e intensificação da gestão florestal.

Para Luís Veiga Martins, secretário geral da CELPA, “este é um bom exemplo de como todos os parceiros e agentes económicos acrescentam valor, numa experiência que pode e deve ser alargada a outras regiões do País”, acrescentando que “a floresta de produção deve estar a par da floresta de conservação, sendo ambas essenciais para a sustentabilidade e para transformação da paisagem”.