Sustentabilidade 20|30

Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Carlos Pimenta

Encenador e professor e um entusiasmado com IA

Doutorado em Ciências da Comunicação (comunicação, arte, cultura e novas tecnologias) pela ECATI | Universidade Lusófona. Mestre em Ciências da Comunicação (Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias – FCSH / Universidade Nova de Lisboa). Licenciado em  Ciências da Comunicação -comunicação, cultura e arte (FCSH| Universidade Nova de Lisboa).  Curso de Gestão das Artes | Instituto Nacional de Administração – com Joann Jeffri – Columbia University. Curso de Fotografia Ar.Co. 

Foi membro, entre 1979 e 2001, da Companhia do Teatro Nacional D. Maria II. Como encenador dirigiu mais de três dezenas de espetáculos no TNDM II, TNSJ, CCB, F.C. Gulbenkian, Rivoli, TM S. Luíz, Teatro Camões, entre outros, tendo trabalhado autores como Beckett, Ibsen, Racine, Peter Handke, Mamet, Mishima, Marguerite Duras, Tchekov, Miller, Kleist, Tennessee Williams, Shakespeare, etc. Trabalha regularmente com a companhia ENSEMBLE.

Foi Coordenador do Departamento de Teatro do IPAE /Ministério da Cultura) – 1997 a 2001. Foi membro fundador e primeiro Presidente da GDA (Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas Intérpretes). Entre 2006 e 2009 foi consultor do Instituto Camões para a internacionalização das artes. Publicou diversos artigos sobre cultura e teatro, em jornais e revistas nacionais e estrangeiras. Tem realizado diversas ações no domínio da formação profissional, consultoria, ensino e gestão cultural. Tutor do Módulo de Teatro da Pós-Graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea (CVC – Instituto Camões/Universidade Aberta). Professor na Universidade Lusófona, onde leciona nas áreas das artes performativas, artes visuais e ciências da comunicação. Diretor da Licenciatura em Artes Dramáticas – Formação de Atores, Universidade Lusófona | Porto e da Licenciatura em Formação de Atores – Cinema, televisão, teatro – UL Lisboa. Consultor para as artes da ECATI. Membro do CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias). Membro da Associação Divino Sospiro. Membro da Comissão Científica do Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (Divino Sospiro | Palácio Nacional de Queluz).

Perito representante de Portugal junto da Comissão Europeia no âmbito do Work Plan for Culture 2014 – 2017 (no OMC Parcerias Criativas e  no OMC Residências Artísticas).

Nos últimos 20 anos tem-se dedicado ao estudo e investigação das relações entre as artes, a cultura e  a tecnologia.

Consultor da Candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027.

Curador do ciclo de conferências “O nosso futuro ainda humano”, EGEAC-TM S.Luís – 2024

Em 2022 publicou nas Edições Colibri a obra “Teatro e tecnologia: criação, produção, recepção; do deus ex machina ao teatro virtual”.

Em 2004 foi distinguido pelo Governo Francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

Voltar à Página Inicial

Organização


Jornal de Negócios

Knowledge Partner


Deloitte

Alto Patrocínio


Presidência da República