Filipe Santos
Dean, Católica Lisbon School of Business and Economics e Presidente, Fundação EDP
Diretor (Dean) da CATÓLICA-LISBON, sendo professor titular da Cátedra Alfredo de Sousa em Empreendendorismo e da Chair Girl Move Academy for Social Innovation. É também Professor Visitante no INSEAD, escola onde foi professor de carreira durante 12 anos entre 2003 e 2014.
No INSEAD, Filipe Santos dirigiu o Centro de Empreendedorismo entre 2009 e 2013 e fundou e dirigiu a Iniciativa em Empreendedorismo Social de 2007 a 2014. É Doutorado em Ciências da Gestão e Engenharia pela Universidade de Stanford, com foco em Empreendedorismo. Recebeu da Universidade de Stanford o prémio Lieberman por contribuições extraordinárias para a Universidade ao servir como Chair of the Graduate Student Council of Stanford University dos 8000 Alunos Graduados. A investigação do Professor Filipe Santos tem sido publicada nas revistas científicas mais prestigiadas em Gestão e foi citada mais de 15,000 vezes (Google Scholar), tendo sido considerado pela Clarivate Economics em 2019 como o académico Português mais citado do mundo. A sua investigação encontra-se na interseção entre a estratégia, teoria das organizações e empreendedorismo, com um foco no setor emergente da inovação social. Outros temas de investigação são a inovação em modelos de negócio, o investimento de impacto, empreendedorismo corporativo e negócios familiares. É coautor do “Manual para Transformar o Mundo” o primeiro guia para empreendedores sociais editado em Português em 2013 e com a 2ª edição (em Português e Inglês) publicada em 2016. Como educador, o Professor Filipe Santos ganhou vários prémios de excelência de ensino no INSEAD, em programas executivos e de MBA. Também recebeu o prémio EFMD 2012 para o melhor caso de estudo na categoria de África com a série de casos Nuru Energy. Na CATÓLICA-LISBON, ensina cursos de inovação social, investimento de impacto e empreendedorismo corporativo. É orador regular em eventos nacionais e internacionais. Faz mentoria a empreendedores e investidores sociais. Foi co-fundador e presidente do IES-Social Business School em 2009 e do Laboratório de Investimento Social em 2013.
Em 2015 fundou e foi o primeiro presidente da iniciativa pública Portugal Inovação Social, a qual lançou uma inovadora política de promoção e financiamento da inovação social em Portugal, considerada uma melhor prática pela OCDE e Comissão Europeia. O Professor Filipe Santos foi Presidente da European Venture Philanthropy Association (EVPA), é membro do comité de investimento do Fundo para a Inovação Social, júri de várias iniciativas e prémios de inovação social na Europa. Ele procura contribuir para o desenvolvimento de um sistema económico alinhado com a geração de bem-estar e prosperidade, assente na energia empreendedora dos cidadãos que procuram um propósito e geram impacto social. Em setembro de 2019 recebeu o prémio Social Innovation Thought Leader da Schwab Foundation, uma das organizações do The World Economic Forum e em 2020 recebeu o prémio de investigação da década pela Academy of Management Review. É desde 2023 Presidente do Conselho de Curadores da Fundação EDP.