Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Isabel Matias

Arquiteta, Leiras do Carvalhal

Isabel Maria Matias, Arquiteta, Investigadora Integrada e Membro fundador do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA/ESAP), Co-fundadora do Observatório da Paisagem | Paredes de Coura e gestora da empresa Leiras do Carvalhal, Lda.

Doutora pela Universidad de Valladolid (2015), Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, pela Universidade Nova de Lisboa (1998), Arquiteta pela Universidade Técnica de Lisboa (1989).

Desenvolve atividade profissional, desde 1990, na área do ordenamento do território e urbanismo, do planeamento ambiental e da paisagem, na Vastus, Ldª e na Leiras do Carvalhal, Ldª, destacando-se a coordenação das equipas de Planos Diretores Municipais e Planos de Pormenor, de Áreas de Reabilitação Urbana, de Estratégias Locais de Habitação e na conceção do Plano de Paisagem das Terras de Coura, projeto piloto desenvolvido com o apoio do Programa Operacional do Norte.

Ao nível académico exerceu docência universitária, de 1994 a 2022, tendo sido docente em diversas universidades, em cursos de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento na área do ordenamento do território, do urbanismo, do planeamento ambiental e da paisagem. Destaca-se a docência como convidada na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, em cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação na área do Ambiente e da Sustentabilidade, na Escola Superior Artística do Porto como Assistente de Urbanística (1994-2008) e Professora Auxiliar de Desenho Urbano do Mestrado Integrado em Arquitetura e do Curso de Doutoramento da Universidade Lusófona do Porto (2006-2022).

Ao nível da investigação científica integra, como Investigadora Integrada, a Unidade de investigação FCt 4041 – Centro de Estudos Arnaldo Araújo/ESAP, onde desenvolve investigação na área da Paisagem e do Território, destacando-se a participação no projeto internacional MODSCAPES – Modernist reinventions of the Rural Landscape, desenvolvido no âmbito do programa HERA (2016-2019).

Ao longo da sua carreira profissional integrou por diversos mandatos órgãos nacionais e regionais da OA, dos quais na década de 90, o Conselho Diretivo Nacional e a Direção da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos onde é, igualmente formadora. Foi Membro fundador da AD URBEM (1994). Ao nível associativo é Vice-Presidente da Valminho Florestal – Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho.

Voltar à Página Inicial

Organização

Logótipo do parceiro Jornal de Negócios

Knowledge Partner

Logótipo do parceiro Deloitte
(campo obrigatório)
(campo obrigatório)
(campo obrigatório)

Este formulário está protegido pelo Google reCAPTCHA para evitar spam.