Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Joana Portugal Pereira

Autora do Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC, Investigadora convidada do Imperial College London (CEP/ICL), Professora em Planeamento Energético (COPPE/UFRJ)

Professora adjunta do Programa de Planejamento Energético (PPE) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) (Rio de Janeiro, Brasil) e investigadora convidada no Centro de Política Ambiental (CEP) do Imperial College London (Londres, R.U.). Atua como cientista e autora dos relatórios de avaliação (AR6) do Grupo de Trabalho III do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas (IPCC). As suas áreas de interesse debruçam-se sobre a avaliação de trajetórias energéticas de baixo carbono compatíveis com a estabilização do aquecimento global e outras dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030. Ao longo dos últimos nove anos de atuação profissional independente, tem vindo a desenvolver ferramentas de modelação energética e ambiental de apoio a decisores políticos para definir estratégias de mitigação de alterações climáticas e de promoção de co-benefícios económicos e ambientais. Enquanto especialista em alterações climáticas, atuou como consultora em diversos projetos internacionais na região da Ásia-Pacífico e América Latina que resultaram em metas nacionais (NDC) submetidas no Acordo de Paris. Foi Investigadora na unidade técnica de apoio ao Grupo de Trabalho III do IPCC (20017- 2019), desenvolvendo atividades de coordenação científica nos relatórios especiais sobre Clima e Terra e Trajetória de Aquecimento de 1,5°C. Anteriormente foi investigadora de pós-doutoramento e professora convidada no Programa de Planejamento Energético (PPE) do COPPE/UFRJ (2013-16), desenvolveu trabalhos sobre políticas de energia e clima para o Instituto de Estudos Avançados das Nações Unidas (UNU-IAS, Japão) (2012) e o Instituto do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADBi, Japão) (2010-12). Licenciada (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) e doutorada (Universidade de Tóquio) em Engenharia do Ambiente.

Voltar à Página Inicial

Organização


Jornal de Negócios

Knowledge Partner


Deloitte

Alto Patrocínio


Presidência da República