Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Imagem de Fundo Cortina Textura

Mário Centeno

Governador, Banco de Portugal

Governador do Banco de Portugal desde 20 de julho de 2020, Mário Centeno é doutorado em Economia pela Universidade de Harvard, mestre em Matemática Aplicada e licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

Da sua experiência profissional recente destacam-se o exercício de funções como Ministro das Finanças do XXI Governo Constitucional (2015 -2019) e de Ministro de Estado e das Finanças do XXII Governo Constitucional (2019 -2020). Foi eleito Presidente do Eurogrupo para o mandato compreendido entre 2018 e 2020. Nesta qualidade, exerceu funções como Presidente do Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade, e participou, como observador, no Conselho de Governadores do Banco Central Europeu. Acumulou ainda funções como Presidente do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Investimento (2017-2018).

Antes de desempenhar as funções de Ministro das Finanças, foi diretor-adjunto do Departamento de Estudos Económicos (2004 -2013) e consultor do Conselho de Administração (2013 -2015) do Banco de Portugal.
É professor catedrático da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito da sua atividade académica, é autor de publicações em várias revistas científicas nacionais e internacionais.

Voltar à Página Inicial

Organização


Jornal de Negócios

Knowledge Partner


Deloitte

Alto Patrocínio


Presidência da República