Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Imagem de Fundo Cortina Textura

Ricardo Mourinho Felix

Vice-Presidente, Banco Europeu do Investimento

Ricardo Mourinho Félix é Vice-Presidente do BEI desde 16 de outubro de 2020. Os Vice-Presidentes, juntamente com o Presidente Werner Hoyer, constituem o Comité Executivo, que assegura a gestão corrente do Banco. O vice-presidente Mourinho Félix é responsável pela supervisão das finanças e da tesouraria do Banco, das atividades de análise e investigação económica, bem como das operações de financiamento para apoiar a Economia Azul, a resposta do BEI à migração e ainda os programas da UE, nomeadamente o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), o InvestEU e o Mecanismo para uma Transição Justa no contexto do Pacto Ecológico Europeu. As suas áreas de supervisão abrangem também as relações com as agências de notação do risco, as instituições de fomento nacionais, a OCDE e os grupos de reflexão (think tanks).
O vice-presidente Mourinho Félix é responsável pelas relações institucionais com a Espanha e Portugal, a Argélia, Marrocos, a Tunísia e os países da América Latina e das Caraíbas.
Antes de ingressar no BEI, Ricardo Mourinho Félix foi Secretário de Estado Adjunto e das Finanças de Portugal durante cinco anos. Foi nomeado membro do Governo português depois de uma carreira de 20 anos no Banco de Portugal onde era, desde 2013, Coordenador da Área de Economia Portuguesa. É Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa.

Voltar à Página Inicial

Organização


Jornal de Negócios

Knowledge Partner


Deloitte

Alto Patrocínio


Presidência da República