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O Jornal de Negócios lançou, em 2020, o maior ciclo de Talks e de conteúdos editoriais em Portugal em matérias de Sustentabilidade, divulgando o os desafios e as boas práticas nas diferentes áreas: environment, social e governance.
A quarta edição desta iniciativa, em 2023, arranca com uma ambição reforçada, com mais informação e uma aposta em novos formatos de discussão.
As ultimas edições contaram com:
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que criem um impacte positivo a nível da redução das emissões de gases com efeito de estufa, a promoção da luta contra as alterações climáticas e a transição para uma economia com garantia de abastecimento de energia e, primordialmente, livre de combustíveis de origem fóssil.
Serão valorizadas candidaturas que integrem soluções tecnológicas ou resultem de reengenharia de processo inovadoras, e que promovam a alteração dos comportamentos da sociedade civil, a industrialização inclusiva e sustentável, a melhoria da gestão das infraestruturas existentes, com vista a torná-las mais sustentáveis e que resultem numa menor pegada carbónica.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que criem um impacte positivo a nível da redução das emissões de gases com efeito de estufa, a promoção da luta contra as alterações climáticas e a transição para uma economia com garantia de abastecimento de energia e, primordialmente, livre de combustíveis de origem fóssil.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que resultem em inovação nas áreas de conceção, design, produção, distribuição e consumo, através da aplicação de princípios de economia circular ao longo do ciclo de vida de um produto, promovendo a recolha, reutilização, tratamento/reparação, upgrade, renovação, reciclagem e reaproveitamento.
Serão valorizadas iniciativas que promovam uma maior eficiência ambiental da cadeia logística (através ou não da introdução de princípios de economia circular), promovendo a redução de consumo ou reutilização de matéria-prima virgem e a reciclagem de resíduos. Novos modelos de negócio que promovam a extensão da vida útil do produto, a partilha e o produto como serviço (privilegiando o uso em vez da propriedade) serão também elegíveis.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que resultem em inovação nas áreas de conceção, design, produção, distribuição e consumo, através da aplicação de princípios de economia circular ao longo do ciclo de vida de um produto, promovendo a recolha, reutilização, tratamento/reparação, upgrade, renovação, reciclagem e reaproveitamento.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que contribuam para promover o aumento das opções de transporte sustentável e colaborativas, melhorem a qualidade de vida da população através da redução do tempo de transporte, o acesso em igualdade e equidade e o impacto na vida das pessoas.
São valorizadas iniciativas que promovam um espaço e infraestruturas organizados, seguros e acessíveis a todos, bem como redes de transporte intermodais.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que contribuam para promover o aumento das opções de transporte sustentável e colaborativas, melhorem a qualidade de vida da população através da redução do tempo de transporte, o acesso em igualdade e equidade e o impacto na vida das pessoas.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que promovam a biodiversidade e proteção / integração do capital natural (e.g. água, solo, ar, oceanos, florestas, etc.) como fator no processo de decisão das organizações.
Serão valorizadas as iniciativas que tenham como princípio a preservação do capital natural e que promovam benefícios e impactos positivos para a sociedade em geral através das diferentes formas de integrar o capital natural na organização:
Implementando ou apoiando projetos de conservação e restauro noutros locais: projetos de compensação através da própria organização ou apoiando outras organizações com medidas de preservação do capital natural.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que promovam a biodiversidade e proteção / integração do capital natural (e.g. água, solo, ar, oceanos, florestas, etc.) como fator no processo de decisão das organizações.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que promovam a habitação acessível e sustentável e o bem-estar da comunidade.
Estas deverão gerar impacte positivo nas comunidades através da integração, comunicação e interação com o cidadão, melhoria das infraestruturas (e.g. de transporte, gestão de resíduos, espaços verdes), melhoria dos serviços públicos, dos edifícios e condições de habitação.
No que respeita aos edifícios e habitação serão valorizadas iniciativas ou projetos que promovam:
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que promovam a habitação acessível e sustentável e o bem-estar da comunidade.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que contribuam para a inclusão e equilíbrios geracionais, desenvolvimento e fortalecimento social e visem a igualdade e redução de desigualdades.
Serão valorizadas candidaturas que combatam o isolamento social e visem eliminar qualquer tipo de discriminação no acesso. Entre estes incluem-se: ascendência, deficiência, idade, identidade de género, nacionalidade, orientação sexual, origem étnica ou raça, religião ou situação familiar e económica.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que contribuam para a inclusão e equilíbrios geracionais, desenvolvimento e fortalecimento social e visem a igualdade e redução de desigualdades.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que tenham como objetivo contribuir para o bem-estar dos colaboradores, internos e externos.
Neste âmbito serão valorizadas iniciativas ou projetos que promovam:
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que tenham como objetivo contribuir para o bem-estar dos colaboradores, internos e externos.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que representem soluções de comunicação eficazes, de caráter educativo, que permitam aumentar a transparência e redução de desinformação e, em simultâneo, promovam a consciencialização e transição para comportamentos sustentáveis em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Valorizar-se-ão iniciativas e campanhas que, de forma criativa, rigorosa e simples utilizem diferentes suportes de comunicação que aumentem o impacto junto do público-alvo.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos que representem soluções de comunicação eficazes, de caráter educativo, que permitam aumentar a transparência e redução de desinformação e, em simultâneo, promovam a consciencialização e transição para comportamentos sustentáveis em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos financeiros que compreendam critérios de sustentabilidade nas suas características e tenham como objetivo contribuir para uma maior inovação, transparência, crescimento, desenvolvimento e alinhamento do investimento e financiamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Esta categoria privilegia a inovação do produto, serviço ou mecanismo de financiamento face aos montantes envolvidos. São também valorizadas inovações como os modelos de avaliação de risco ESG e respetiva aplicação à concessão e atribuição de financiamento.
Serão aceites nesta categoria iniciativas, serviços, projetos ou produtos financeiros que compreendam critérios de sustentabilidade nas suas características e tenham como objetivo contribuir para uma maior inovação, transparência, crescimento, desenvolvimento e alinhamento do investimento e financiamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Serão aceites nesta categoria candidaturas de iniciativas, serviços ou produtos que representem soluções tecnológicas e digitais inovadoras que promovam o acesso a informação e tecnologias que contribuam para o bem-estar social, saúde pública ou ambiente (por exemplo, erradicação da fome e pobreza, promoção da saúde e preservação dos recursos naturais), aumento da produtividade e redução de tempos de espera, otimização de processos e procedimentos manuais.
Serão valorizadas as candidaturas que se enquadrem nas seguintes áreas:
Serão aceites nesta categoria candidaturas de iniciativas, serviços ou produtos que representem soluções tecnológicas e digitais inovadoras que promovam o acesso a informação e tecnologias que contribuam para o bem-estar social, saúde pública ou ambiente (por exemplo, erradicação da fome e pobreza, promoção da saúde e preservação dos recursos naturais), aumento da produtividade e redução de tempos de espera, otimização de processos e procedimentos manuais.
Joana Portugal Pereira
Autora do Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC, Investigadora convidada do Imperial College London (CEP/ICL), Professora em Planeamento Energético (COPPE/UFRJ)
Filipe Duarte Santos
Professor Catedrático, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Presidente do CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável)
José Eduardo Martins
Sócio e Coordenador da Área de Público e Ambiente, Abreu Advogados
Luís Urmal Carrasqueira
Managing Director, SAP Portugal
Pedro Amaral Jorge
Presidente da Direção, APREN
Pedro Martins Barata
Partner e Coordenador da equipa que elaborou o Roteiro para a Neutralidade Carbónica, Get2C
Teresa Brantuas
CEO, Allianz Portugal
Paulo Lemos
ex Diretor-Geral ENV e ex Secretário de Estado do Ambiente
António Miguel Ferreira
CEO, Claranet Portugal
António Nogueira Leite
Professor Catedrático, Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa
Emídio Pinheiro
Presidente do Conselho de Administração e CEO, EGF
Helena Pereira
Professora catedrática emérita, Universidade de Lisboa
João Castello Branco
Investidor, Senior Adviser
José Pina
CEO, Altri SGPS
Helder Pedro
Secretário-Geral, ACAP
João Jesus Caetano
Presidente CD, IMT
José Carlos Baptista da Mota
Docente Responsável pela Disciplina de Planeamento da Mobilidade, Universidade de Aveiro
José Rui Felizardo
Presidente, CEIIA
Luís Barroso
Presidente, MOBI.E
Paula Teles
CEO, Mobilidade PT
Paulo José de Matos Martins
Presidente Centro de Estudos de Engenharia Civil, ISEL
Rosário Macário
Coordenadora do EIT Urban Mobility, Universidade de Lisboa
Susana Castelo
Administradora Delegada e CEO, TIS
Maria de Jesus Fernandes
Bastonária, Ordem dos Biólogos
Francisco Ferreira
Presidente, ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável
Humberto Delgado Rosa
Diretor para o Capital Natural D-G Ambiente, Comissão Europeia
João Canário
Professor Associado Convidado e Investigador, Instituto Superior Técnico e Ciclos Biogeoquímicos de Elementos no Ambiente
Nuno Lacasta
Presidente do Conselho Diretivo, APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Nuno Miguel Banza
Presidente do Conselho Diretivo, ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Nelson Lage
Presidente do Conselho de Administração, ADENE
Luís Alves Fernandes
Presidente, ATIC
Luísa Salgueiro
Presidente, Associação Nacional de Municípios Portugueses
Luísa Schmidt
Socióloga e Investigadora, ICS
Mário Lacerda
Více-Presidente, Associação Nacional dos Industriais de Prefabricação em Betão
Miguel de Castro Neto
Diretor, NOVA Information Management School e coordenador, NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, ex -Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza
Miguel Eiras Antunes
Global Smart Cities and Urban Transformation Leader, Deloitte
Ricardo Pedrosa Gomes
Presidente, AECOPS
Maria de Belém Roseira
Ex-Ministra para a Igualdade
Armindo Monteiro
Presidente, CIP
Filipe Almeida
Presidente, Portugal Inovação Social
Filipe Santos
Dean, Católica Lisbon School of Business and Economics e Presidente, EVPA
Graça Fonseca
CEO e co-fundadora, Because Impacts
Isabel Barros
Administradora Executiva, Sonae MC
Margarida Couto
Presidente, Grace
Sandra Ribeiro
Presidente, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Ana Rita Martins
Sustainability Lead and Architect, MCM
Adalberto Campos Fernandes
Professor, NOVA ENSP
Cláudio Valente
Diretor de Recursos Humanos, IKEA
Cristina Vaz de Almeida
Presidente, Sociedade Portuguesa de Literacia de Saúde
Gabriel Leite Mota
Professor Auxiliar de Economia, Instituto Superior de Serviço Social do Porto
Marisia Girgi
Diretora de Recursos Humanos, Pingo Doce
Maurício Fernandes
Director, AlertaMente- Associação Nacional para a Saúde Mental
Sandra Maximiano
Professora, ISEG
Maria Domingas Carvalhosa
Presidente, APECOM
Alexandra Loureiro
Partner, Head of Portugal, Brunswick Group
Catarina Vasconcelos
Diretora-Geral, LPM
Francisco Teixeira
Get2C, Managing Partner
Isabel Rodrigues
Diretora-Geral de Marketing e Desenvolvimento Digital , Cofina Media
José Franco
CEO, Corpcom
Luís Mergulhão
Presidente e CEO, Omnicom Media Group
Miguel Coleta
Director Sustainability, Activation & Support, Philip Morris
Cristina Casalinho
Responsável pela Área de Sustentabilidade e Directora Executiva, BPI
Assunção Cristas
Professora, Nova School of Law
Isabel Ucha
Managing Board Member, Euronext e CEO, Euronext Lisbon
José Crespo de Carvalho
Presidente, ISCTE Executive Education
Pedro Oliveira
Dean, Nova School of Business and Economics
Ricardo Nogueira
Senior Advisor, Pollination
Rodrigo Tavares
Professor, NovaSBE
Sofia Santos
Sustainability Champion in Chief Anticipating & Engaging, Systetemic
Victor Barros
Professor, ISEG
Carlos Oliveira
Presidente Executivo, Fundação José Neves
Arlindo Oliveira
Professor Catedrático, IST
Bruno Santos
Executive Director, Capgemini Engineering Portugal
João Falcão e Cunha
Diretor, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Luis Paulo Reis
Professor Associado, Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
Luísa Ribeiro Lopes
Presidente, .PT
Stephan Godinho Lopes de Moraes
Managing General Partner, Indico Capital
Vanda Jesus
Especialista em Transformação Digital
A sustentabilidade é o grande desafio do nosso tempo e já partimos atrasados. Vencê-lo não pode depender apenas de políticas públicas, muitas vezes incertas. Todos temos um papel a desempenhar e só com o esforço de todos poderemos assegurar o futuro. No Negócios, queremos distinguir os que ousaram fazer diferente, dando pequenos mas seguros passos para um mundo com um ambiente e uma sociedade melhor.
No Prémio Nacional de Sustentabilidade vamos reconhecer esse contributo.
Diana Ramos
Diretora, Jornal de Negócios